2 Reis 5 : 1 - 15
A Bíblia nos conta uma história muito linda, de um homem enfermo, doente e que não havia cura para sua enfermidade.
Imaginem só, viver com uma enfermidade que não há cura e que nos isola das pessoas! Muito triste, viver sozinho, isolado, sem amigos...
Essa enfermidade era a lepra e esse enfermo era Naamã!
A bíblia nos diz que Naamã era um comandante do exercito da Síria, era um homem muito importante, porém leproso.
Na sua casa vivia uma menina, que foi levada cativa (como escrava) para trabalhar à serviço da sua esposa. Aquela menina sabia que o profeta poderia cura-lo. Provavelmente ela foi ensinada a crer em Deus e na força do seu poder ainda com seus pais. A menina disse à mulher de Naamã, que um profeta em Israel poderia curar-lo.
Essa é a importância de ensinarmos os nossos filhos, nossos alunos, nossas crianças a palavra de Deus desde pequenas, a amar a Deus sobre todas as coisa e o seu próximo como a ti mesmo, porque no momento certo Deus as usará em prol da sua obra, de acordo com sua vontade.
Aquela menina estava como escrava, mas ela não se importou, apenas obedeceu a palavra de Deus!
"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento e Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Lucas 10:27
O que é Amor? O que é Amar?
Amor não é sentimento, porque Deus nos manda amar nossos inimigos, amar a todos como nós mesmos. Amar é desejar o bem, é fazer o bem sem olhar a quem!
Se o teu inimigo te ferir, Faça o bem a ele! Ame-o!
Se te machucarem e quem te machucou precisar da sua ajuda, ajude-o! Ame-o!
Se te humilharam, faça o bem! Ajude-o! Ame-o!
Se te caluniaram e aquele que te caluniou precisar de você, faça o bem, ajude-o, Ame-o!
Isso é amor! Isso é amar! É fazer o bem não importando a situação que estiver!
Deus amava muito a Naamã e se importava com o que acontecia com ele. E através daquela menina, iria operar a cura na sua vida, porque ela sabia que Deus seria o único que poderia cura-lo! Assim o fez!
Naamã contou ao rei Ben-Hadade II, rei da Síria o que disse a menina e seu rei escreveu uma carta ao rei Jorão, rei de Israel, falando que estava enviando Naamã até ele para cura-lo.
Quando Naamã chegou a Israel, procurou o rei daquele lugar mostrando -lhe a carta que lhe enviou o seu rei, e o mesmo ao ler a carta, rasgou suas vestes e lhe disse:
" Acaso sou Deus com poder de tirar a vida ou da-la, para que te envies a mim um homem para eu cura-lo da sua lepra?" 2 Reis 5 -7b
Mas coitado, ele não podia fazer nada por aquele homem, o único que pode curar, dar vida é o Nosso Deus, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!
Porém Eliseu, um profeta de Deus, soube do problema e mandou enviar a Naamã até ele.
Naamã chegou, com seus carros e cavalos, parou na porta da casa de Eliseu, mas o profeta não foi ao seu encontro, lhe enviou um mensageiro lhe dizendo:
"Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada e ficarás limpo." 2 Reis 5-10
Naamã irou-se, achou um absurdo mergulhar nas águas sujas do rio Jordão e isso machucou o seu orgulho. Mas, seus servos o encorajaram a tomar a decisão certa, Naamã se humilhou e seguiu as instruções do profeta de Deus.
Desceu até o rio Jordão e mergulhou 7 vezes e sua pele saiu limpa como a pele de uma criança.
Naamã naquele momento reconheceu que há um Deus em Israel, Um Deus que cura, um Deus que faz milagres! Ele foi curado por ter humildemente confiado em Deus para a purificação da sua lepra.
Mas há algo pior que a lepra, que nos deixa machucado, ferido e doente. É O PECADO!
O pecado nos afasta de Deus. Que coisa horrível, O pecado é um problema serio, pior que a lepra.
Deus Amava a Naamã e o curou da sua doença, Deus também nos ama e nos cura desse mal, chamado pecado!
Deus mandou Naamã mergulhar no Jordão para ser limpo, mas também enviou Jesus Cristo a este mundo, para morrer em cruz para que pudéssemos ser perdoados dos nossos pecados. Jesus, por amor a mim e a você, não se importou com a dor, Ele colocou sobre sí o castigo do seu pecado, do meu pecado enquanto morria por nós. Mas Ele sabia que essa seria a unica forma se sermos purificado dos nossos pecados.
"O sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo pecado" 1 João 1:7
Você pode ser purificado, ser perdoado dos seus pecados, ao reconhecer o sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Quando reconhecemos o seu amor, o aceitamos como o nosso perdoador, nosso salvador, ele entra e limpa nossa coração, nossa vida de todos os pecados e nos faz limpo, assim como fez com Naamã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário